A educação de surdos e a prática pedagógica: análise a partir da alteridade surda.

Com este estudo de natureza qualitativa, enfocamos a problemática da educação dos surdos na prática pedagógica dos professores ouvintes, a partir de um programa governamental de grande porte, o Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos, apresentado pelo Ministério da Educação – MEC, através da Secretaria de Educação Especial – SEESP, às Secretarias Estaduais e Municipais de Educação dos vinte e sete estados brasileiros, no ano de 2001. Entretanto, para compreender melhor os resultados do Programa, constatamos a necessidade de se ir mais a fundo nas diferentes concepções que permeiam a discussão sobre a educação de surdos, para que, a partir daí, sejam elaboradas propostas/programas que, de fato, levem o professor a uma prática crítico-reflexiva, que atenda às reais necessidades dos surdos.

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Esse blog tem como objetivo mostrar tudo o que rola no mundo da deficiência auditiva. Somos um grupo de amigas que cursam Educação Especial na UFSCar - SP, e esperamos ajuda-los no que pudermos!

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